
Para que o 25 de Abril não se perca nos corredores da memória dos que não o viveram, a Câmara Municipal da Maia organizou um vasto programa comemorativo deste período revolucionário, do qual se destaca um conjunto de exposições designadas por “Olhares da Liberdade”.
O 25 de Abril é comemorado este ano na Maia de uma forma muito especial, ao subordinar todas as actividades do seu programa ao tema da Liberdade. As exposições, localizadas nas Galerias do Fórum da Maia, tiveram início no dia 24 de Abril e vão estar abertas ao público até dia 6 de Maio.
Os visitantes vão poder encontrar obras bastante elucidativas sobre esta época de viragem da História Portuguesa, como seja a colecção de fotografias históricas e emblemáticas de Eduardo Gajeiro e Carlos Gil. Este repertório fotográfico, da autoria de dois dos mais conceituados fotógrafos a nível nacional e internacional, constitui um autêntico espelho da época, reconstruindo momentaneamente o passado.
O Painel de Santarém, em homenagem ao capitão Salgueiro Maia, é outra das obras de referência presentes nesta gama de exposições. O painel é composto por obras de dezenas de pintores da geração do 25 de Abril, e é assinado por prestigiosos artistas contemporâneos.
As galerias do Fórum da Maia apresentam ainda uma colecção de painéis, com a cronologia dos factos históricos do dia da revolução, construída pelo Instituto Camões por ocasião dos 25 anos do 25 de Abril.
Um aspecto muito peculiar deste programa cultural, promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara da Maia, é o apelo ao envolvimento das novas gerações neste projecto. Esta participação dos jovens traduziu-se na criação de trabalhos de Arte Postal, pelos alunos das diversas escolas do Concelho da Maia. Estes cerca de 500 trabalhos mostram os diversos olhares que os jovens possuem sobre o conceito de Liberdade.
O Presidente da Câmara da Maia, o engenheiro Bragança Fernandes e o vereador do Pelouro da Cultura, Mário de Sousa Neves, dão extremo realce à participação dos jovens neste evento, pois é necessário que a juventude desenvolva a noção de cidadania participativa, e que reconheça que os acontecimentos do passado são importantes para quem quer ter os olhos postos no futuro.
Também a Biblioteca Vieira de Carvalho possui uma exposição bibliográfica relativa ao 25 de Abril. Os visitantes podem encontrar diversos livros, jornais e publicações alusivos a este período.
A exposição está aberta ao público de Terça a Domingo, das 15h00 às 19h00, até dia 6 de Maio. A entrada é gratuita. É sempre bom recordar a época da História portuguesa, em que deixou de haver palavras proibidas, em que se criou um espaço de irreversível liberdade.
Para mais informações sobre o assunto,clique em exposições.
No comments:
Post a Comment