
Digg corresponde a um website que reúne links para notícias, podcasts e vídeos enviados pelos próprios utilizadores e avaliados pelos mesmos, através de votações (diggs). Neste website são os utilizadores que definem o conteúdo, uma vez que votam nos links que consideram mais relevantes, seleccionando assim os assuntos que serão expostos neste espaço web. A exposição de conteúdos processa-se assim de forma democrática, sem que haja intervenção exterior.
A poupularidade do Digg tem vindo a crescer de forma espantosa, talvez devido ao facto dos produtores de pequenos conteúdos, poderem ver os seus pequenos artigos adquirirem uma projecção semelhante à de grandes portais. Para isso, basta que o conteúdo publicado desperte o interesse dos utilizadores, para que seja votado. O fenómeno Digg assume-se, segundo esta ordem de ideias, como uma grande vitória dos produtores de conteúdos anónimos.
É de salientar que quer os produtores de conteúdos, quer os utilizadores que votam não são pagos. A única recompensa que recebem é a de verem a notícia, blog ou vídeo que seleccionaram, estar presente na capa do website. Os conteúdos do Digg provêm normalmente de canais noticiosos, blogs ou até mesmo de páginas pessoais. As notícias presentes publicadas estão distribuídas por seis categorias: Technology, Science, World&Business, Sports, Enterteinement e Gaming.
Devido ao enorme sucesso que provocou, o Digg motivou a criação de outros sites de notícia colaborativa, similares à sua estrutura. Esta nova concorrência fez com que este website reunisse esforços para se manter actualizado, de modo a assegurar a sua superioridade.
Como tudo tem um senão, o Digg é também acusado de manipulação de conteúdos, que vão de encontro ao interesses de certas pessoas ou empresas.
Para mais informações pode clicar em digg para aceder ao respectivo site.
No comments:
Post a Comment